quarta-feira, 22 de julho de 2009

antonio tabucchi vs jonsi and alex

actor
sou um poeta,
sou um actor,
mas de manhã acordo, visto-me,
enfio os sapatos,
saio para a rua e sou como toda a gente,
e na rua passam os passantes,
olho para eles e sorrio porque passam,
e passo eu também e ninguém dá por mim.
mas depois,
na solidão do meu quarto,
abro os postigos da alma,
olho para o fundo dos subterrâneos,
e há por lá ratos,
ribeiros de diamante,
belezas, miasmas e rancores:
faço-o por mim, faço-o por vós,
porque alguém há-de ter de olhar,
e isso cabe aos poetas,
aos que procuram estrelas no fundo dos poços.
às vezes vejo figuras,
lembranças, velhacas memórias,
ou então vestígios
do que queria ser e não fui,
lívidos desejos apenas
que flutuam como bichos mortos.
o amor,
também o conheci.
tinha a forma de uma rapariga,
doce, risonha, apaixonada,
com olhos maliciosos de tão ingénuos.
também ela julgou que me amava,
e combinávamos encontros,
sempre em lugares altos,
nos miradouros da cidade;
a noite caía, e entretanto nós,
apoiados nos parapeitos,
íamos imaginando a vida que não iríamos ter.

- antonio tabucchi -
(chamam a telefone o senhor pirandello)

Photobucket

- jonsi and alex -
(atlas song)

Sem comentários: