domingo, 15 de novembro de 2009

gonçalo m. tavares vs fünkstorung

esboçava theodor um raciocínio cauteloso acerca da
probabilidade de o desemprego ter efeito tanto no
instinto de violência como no instinto oposto - o
da bondade ou compaixão que se infiltra misteriosa-
mente
em determinadas pessoas, fazendo-as abandonar
os seus projectos particulares para se dirigirem a
causas gerais, altruístas; (...) formulava theodor
a hipótese de que o bem e o mal têm origem na ina-
ctividade e no tédio, e que, portanto, a actividade
concreta, especializada, dirigida individualmente,
provocava, pelo contrário, uma atitude moralmente
neutra em relação ao mundo; a actividade - o traba-
lho propriamente dito - poderia ser, então a forma
de evitar os grandes horrores, os grandes massacres
da história, aceitando-se porém, ao mesmo tempo, que
também assim desapareceriam as condições para o apa-
recimento de grandes acções e de homens santos. sen-
do no entanto, para theodor, de uma absoluta evidên-
cia a reduzida importância dos actos bons, quando
considerados num tempo longo, ao contrário dos actos
de maldade pura, que se haviam transformado no ver-
dadeiro motor da história. e este termo motor asso-
ciava os factos a uma determinada velocidade, não
existindo aqui qualquer consideração moral. não há
motores morais ou imorais - pensava theodor -, há
motores que funcionam e fazem avançar e há outros
que não funcionam. a santidade, historicamente, não
funcionava, e tal era, para ele, naquele momento,
uma descoberta importante. o progresso depende ape-
nas da velocidade do mal e das respostas que este
provoca, murmurava para si próprio.

- gonçalo m. tavares -

(jerusalém)



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- fünkstorung -

(try dried frogs)

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